terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Alexandra Nascimento é apontada como melhor do mundo pela IHF

Atleta do Hypo, da Áustria, deixa seu nome gravado na história do handebol mundial
08/01/2013 10:20 - Atualizado em 08/01/2013 11:01
Por Francisco Junior
RIO
A brasileira Alexandra Nascimento, atleta do Hypo Niederösterreich, da Áustria, entrou para a história do handebol mundial nesta terça-feira. Após ser apontada pela Federação Internacional de Handebol (IHF) como uma das cinco finalistas para a disputa do prêmio, o que já era um grande feito, a ponta direita recebeu a indicação de melhor jogadora do mundo.

Logo após a Federação Internacional ter anunciado os vencedores - no masculino, o francês Daniel Narcisse, do time alemão THW Kiel, ficou com a primeira colocação -, as brasileiras que atuam no Hypo ficaram sabendo da notícia. Sua companheira de equipe e de seleção, Dara Carvalho, prestou uma homenagem. Dara gravou um vídeo como o depoimento de Alexandra e postou em seu perfil, no Facebook.

- Tô muito emocionada. Estava treinando e recebi essa notícia. Até agora, não estou acreditando. Ainda estou com as pernas bambas. Isso só prova que, quando temos um sonho, um objetivo, tudo é possível. Agradeço, de coração, a todos - disse Alexandra.

Veja mais: Seleção masculina perde para a Espanha e fica com o vice em torneio amistoso

Nos Jogos Olímpicos de Londres, Alexandra Nascimento foi considerada a melhor jogadora do Brasil e acabou integrando a seleção do campeonato. Ela também foi a artilheira do Mundial de 2011, quando o Brasil terminou em quinto lugar.

A brasileira desbancou outros grandes nomes da modalidade. A norueguesa Heidi Löke ficou com a segunda colocação e a montenegrina Bojana Popovic em terciro. A croata Andrea Penezic e a também montenegrinas Katarina Bulatovic completam a lista das cinco indicadas. Alexandra do Nascimento conseguiu 28% dos votos. A diferança para Loke e Bojana Popovic foi de apenas 4%.

A cerimônia de premiação, organizada pela IHF, será realizada no dia 27 de janeiro, antes do jogo final do Campeonato Mundial Masculino 2013, na Espanha, que será iniciado no próximo dia 11. Além do troféu de melhor do mundo, Alexandra Nascimento também vai receber o prêmio de 10 mil euros (cerca de 26 mil reais).

Confira abaixo a relação dos cinco indicados pela Federação Internacional:
Feminino
1ª -
Alexandra do Nascimento (Brasil, Hypo Niederösterreich / Áustria) 28%
2ª -
Heidi Loke (Noruega, Audi ETO Györ / Hungria) 24%
2ª -
Bojana Popovic (Montenegro, Podgorica Buducnost) 24%
4ª -
Andrea Penezic (Croácia, Krim Mercator Ljubljana / Eslovênia) 12%
4ª -
Katarina Bulatovic (Montenegro, Oltchim Valcea / Roménia) 12%

Masculino:

1º -
Daniel Narcisse (França,) 25%
2º -
Mikkel Hansen (Dinamarca, Paris Handball / França) 21%
3º -
Filip Jicha (República Checa, THW Kiel / Alemanha) 18%
3º -
Kim Andersson (Suécia, KIF Kolding / Dinamarca) 18%
3º -
Julen Aguinagalde (Espanha, Atlético de Madrid / Espanha) 18%