segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Polícia prende quadrilha acusada de praticar roubo, tortura e homicídio



Tudo prosseguia para mais um caso comum de prisão de bandidos fugitivos e recuperação de um carro  roubado no dia 19 deste mês de fevereiro. Mas, o caso envolvendo uma quadrilha de bandidos da cidade de Cícero Dantas – BA, é bem maior após apuração dos fatos, na cidade de Euclides da Cunha.

A ação dos bandidos começou em Cícero Dantas, por volta das 19h30, desta última terça-feira (19), onde quatro meliantes mataram o menor de iniciais F. S. S., de 14 anos de idade, por ter roubado meio quilo de maconha que era de posse da quadrilha, os quais foram identificados como Bruno Silva Santos, 21 anos; Jose Rafael Silva Coelho, 21 anos, conhecido como “Rafa”; o menor de iniciais R. R. S., 15 anos, todos natural de Cícero Dantas-BA, e José Amilson da Silva, 31 anos - o mais experiente de todos, conhecido como “Zé Bodinho”, natural do estado de Alagoas.

Em atos de violência, os elementos torturaram o menor F. S. S., que é natural de Cícero Dantas, desferindo vários golpes no corpo, arrastaram-o pelo chão em uma área afastada  da cidade e o assassinaram com três tiros de arma de fogo, sendo um disparado pelo menor R. R. S. e mais dois disparados feitos por “Zé Bodinho”, na cabeça do menor.

Para se evadirem do local, os meliantes telefonaram para um taxista pedindo que fosse até o local indicado. Chegando ao local, o taxista José Paulo Oliveira dos Santos foi rendido e, sob ameaça de morte, foi amarrado com cordas e preso no banco traseiro do próprio carro, um VW Fox, de cor branca, ano 2012, placa NZS 8639.

Após isso, os bandidos fugiram com o veículo em direção à cidade de Tucano - BA, e por volta das 2h da madrugada do dia 20, nas proximidades do povoado Pedra – que fica a cerca de 22 km de Ribeira do Pombal – pararam o carro, amordaçaram José Paulo, levaram até uma área afastada da rodovia e prenderam-no a uma árvore com os dois braços amarrados. Imediatamente os bandidos evadiram-se do local.

Pouco tempo depois, o taxista conseguiu se soltar das cordas e saiu caminhando pelas roças, recebeu ajuda – como água e comida – de moradores de uma fazenda nas proximidades e, de lá, dirigiu-se à cidade de Cícero Dantas, onde por volta das 6h, comunicou o fato à Delegacia de Polícia local, a qual repassou a informação para as demais delegacias da região.

Durante todo o dia da quarta-feira, policiais da região ficaram a paisana pelas ruas em busca de qualquer detalhe que pudesse identificar os suspeitos. Por volta das 19h, um policial da cidade de Euclides da Cunha identificou um carro de características semelhantes ao do roubo que trafegava pela Avenida Almerindo Rehem, comunicou ao colega e, pelo rádio, este, repassou a informação a 1ª DT de Euclides da Cunha, no mesmo instante, o delegado-chefe da 25ª Coorpin, Dr. Miguel Vieira designou uma guarnição policial em busca dos suspeitos na BR 116/Norte, sentido Tucano – BA, e solicitou o apoio de policiais militares da 2ª CIA/Tucano, o qual contou com apoio também do 1º Pelotão de Caldas do Jorro.

Ciente das características, os policiais de Tucano, com o auxílio de caminhoneiros, montaram um bloqueio na rodovia, deixando duas carretas obstruindo o trânsito, perto do povoado de Coité, meio rural do município de Tucano. Com isso, por volta das 19h30, os acusados foram detidos sem esboçar reação, sendo conduzidos por agentes da polícia civil de Euclides da Cunha e colocados à disposição do delegado titular, Dr. Paulo Jason Falcão. Foram aprendidos com a quadrilha 2 revólveres calibre 38mm, municiados com dois projéteis intactos; 3 celulares, sendo que 1 destes, pertence ao taxista; além de a quantia de R$ 105 reais, em dinheiro.

Durante todo o dia desta última quinta-feira (21), investigadores da polícia da Cícero Dantas em um trabalho conjunto com investigadores de Euclides da Cunha, sob o comando do delegado titular, Dr. Paulo Jason Falcão, que após ouvir os elementos, foi constatado os crimes de roubo, tortura, agressão, homicídio, entre outros. Os integrantes da quadrilha não portavam documentos pessoais e, inicialmente, negavam as informações das acusações, mas diante das contradições acabaram confessando os crimes. Após apuração dos fatos foi constatado que a quadrilha já tem passagem pela polícia.

O menor encontra-se detido e os outros 3 maiores de idade estão reclusos no xadrez da custódia da 1ª DT, onde ficará à disposição da Justiça, e inicialmente enquadrados nos artigos: Art. 121- § 2º, I e IV do CP; Art. 157- § 2, I, II e V do CP; Art. 288, parágrafo único, do CP; Art. 16, parágrafo único, IV da Lei 10.826/03; Art. 244-B da Lei 8.069/90; Art. 1º alínea “a” da lei 9.455/97; e Art. 309 da Lei 9.503/1997.
EuclidesdaCunha.com